Sejam Bem vindos!




APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO
A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo. Essa nova versão do Programa, instituido pelo Decreto n º 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo e postula uma Integração e articulação de três componentes:a) a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à internet banda larga);b) a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);c) a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, Soluções e Sistemas de Informação nos disponibilizados pela SEED / MEC computadores Próprios, por meio do Portal do Professor, da TV / DVD escola etcNesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso Introdução à Educação Digital (40h) eo Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs (100h).O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente a:a) Promover uma inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;b) dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à Melhoria da Qualidade da Educação Básica.Esse Programa cumprirá suas Finalidades e objetivos em regime de Cooperação e uma colaboração entre União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Objetivos do Curso
Objetivo geralEste visto um curso CONTRIBUIR para uma inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motiva-los e prepará-los para uma Utilização significativa de recursos de computadores (Sistema Operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre O impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Objetivos específicos- Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional;
- Conhecer e JAF o Sistema Operacional Linux Educacional e outros softwares livres, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que POSSAM CONTRIBUIR para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;- Desenvolver habilidades NECESSÁRIAS ao manejo do computador e de programas possibilitem, que um Elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, uma comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa Produção de Informação, Cooperação e publicação de textos na Internet;- Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados sem Internet e computador.

VEJA O VÍDEO ABAIXO E ENTENDA MAIS SOBRE SOFTWARE LIVRE

Video sobre software livre produzido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (INTI)http://www.youtube.com/watch?v=IJrfcQq_eIw

Organização do curso e metodologia
Para organização deste Curso partimos da construção de um mapa conceitual sobre uma temática abordada. A nossa intenção é Oferecer uma visão global deste processo formativo.O mapa conceitual é uma Ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda uma sistematizar conceitos, suas relações e interfaces e por isso foi selecionada para favorecer uma visão sintética e ao mesmo tempo global do conteúdo do curso e suas várias facetas de tratamento. Os mapas conceituais são diagramas que Ajudam um compreender como as palavras-chave se relacionam entre si. Sua construção parte de uma tempestade de idéias sobre uma temática que, numa segunda fase, é estruturada em torno de palavras-chave, suas relações e ramificações.Ter uma visão global de início contribui positivamente para a aprendizagem ao funcionar como referência para o desenvolvimento das atividades e para a compreensão, para acompanhamento e avaliação do desempenho, pois evocar permite, organizar e representar graficamente o que se aprende.Utilizamos este mapa como um organizador prévio das idéias principais, secundárias e alguns aspectos complementares das relações entre elas, que Serão abordados neste curso.Esperamos que o Consulte ao longo das unidades de prática e estudo e que organizar mapas conceituais RELATIVOS ao que for estudado em cada uma delas, como estratégia de aprendizagem.
O Curso de Introdução à Educação Digital Possui uma carga horária de 40h.
O programa do curso está organizado em nove unidades de estudo e prática, São elas:curso está organizado em nove unidades de estudo e prática, São elas:* Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social •* Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e Segurança •* Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico •* Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, fórum e lista de discussão, • Netiqueta* Unidade 5: Elaboração e edição de textos •* Unidade 6: Apresentações para nossas aulas •* Unidade 7: Criação de blogs •* Unidade 8: Cooperação e interação em rede •
Sua proposta pedagógica está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:* Formação contextualizada significativa que busca envolver o Cursista na análise e solução de problemas / questões que fazem parte de sua vivência.* Promoção da autonomia do sujeito.* Interação na aprendizagem e construção do conhecimento.* Tecnologias como meio e não como fim.* Relação ação / reflexão / ação constante.* Ênfase na Aplicação prática no trabalho docente.
Estrutura e OrganizaçãoCada unidade prevê atividades de aprendizagem, Envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 4 horas semanais que pueden ser totalmente presenciais ou ser distribuídas em:* Encontros presenciais semanais de, no mínimo, 2 horas; e Estudo a distância, guiado pelas Unidades de prática e estudo, de 2 horas por semana, ou de acordo com o cronograma determidado pelo formador do curso.

UNIDADE 2

UNIDADE 2 – PARA POSTAR NO BLOG (REALIZAR À DISTÂNCIA)
NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA

Nesta unidade vamos navegar pela rede mundial de computadores. A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de páginas publicadas sobre os mais variados temas, organizadas em websites.É possível realizar pesquisas na Internet utilizando programas de navegação para localizarinformações e ferramentas de busca, que possibilitam refinar os resultados encontradossobre um determinado assunto. Se por um lado, a quantidade de informações disponível na Internet representa um enorme avanço na democratização de acesso, por outro, ela cria a necessidade de separar o que é de interesse, de qualidade e de confiança.

ASSISTA O VÍDEO COM DICAS, SUGERIDAS PELO PROFESSOR JOSÉ MANUEL MORAN DE BUSCA NA INTERNET.http://www.youtube.com/watch?v=-AgTZ-5Zfj4


Navegar na Internet é como andar por uma cidade. Os nomes das ruas e os números das residências das cidades são organizados para facilitar a localização dos endereços. Cada página (site) também tem seu endereço. Veja um exemplo: http://www.mec.gov.brhttp – é o protocolo de identificação e transferência de documentos na Internet;www – significa que o endereço está na World Wide Web;mec – é o domínio (nome registrado) do site;gov — é o código para sites de instituições governamentais;br – é o código para sites registrados no Brasil.OBS.: Os Estados Unidos organizaram a Internet. Por isso é o único país que não usa sigla identificadora em seus sites e endereços eletrônicos.

ATIVIDADE DE NAVEGAÇÃO 4


1) Clique no botão iniciar, existente no rodapé da tela. Em seguida, procure internet no menu que se abre e clique, um novo menu surgirá, procure o navegador Web Icewealsel. e digite o seguinte enderço. http://webeduc.mec.gov.br e de enter.
A tela que se abirá é do WebEduc, o portal de conteúdos educacionais do MEC. Agora é hora de você conhece-lo.
Já pensou que publicar textos na Internet pode ser uma via de mão dupla: os usuários de outros países também poderão ler os textos que produzirmos em língua portuguesa?O que pode fazer para que seus alunos tenham essa experiência? Esse desafio já vem sendo colocado desde a Unidade de Estudo e Prática 1.
Planeje sua publicação. Preveja objetivos. Escolha o tema, faça a pesquisa, elabore o texto, digite e edite o texto. Nas próximas unidades veremos como usar o correio eletrônico para a reflexão entre você e seus colegas, e a lista de discussão para a redação cooperativa final do texto. Depois é só publicar no blog que vai criar neste curso. Anime-se!





Boa Sorte com os estudos!

UNIDADE 3

UNIDADE 3
COMUNICAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR: CORREIO ELETRÔNICO
A comunicação é um componente tão natural e essencial em nossas vidas que muitas vezes nem nos damos conta de como ocorrem seus processos. Desde o momento em que acordamos até a hora em que vamos dormir, utilizamos os mais variados processos de comunicação. Nós nos comunicamos, por exemplo, por meio da fala, de cartas, de sinais, do telefone e do computador. Nos últimos anos, o computador e a Internet propagaram os serviços de comunicação e interação com suas ferramentas para a troca, ou intercâmbio de informação e a propagação do conhecimento.

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:- Criar conta de e-mail num provedor gratuito;- Enviar mensagens eletrônicas pelo webmail;- Refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares;- Elaborar texto cooperativo por meio do correio eletrônico.

Para usar o correio eletrônico e enviar mensagens, é necessário ter um endereço de e-mail, algo parecido com: seunome@nomedoseuprovedor.com.br. Ter acesso ao correio eletrônico é questão de inclusão social e o endereço eletrônico (e-mail) é um endereço único no planeta, constituído por:
login –> nome de usuário ou conta. Designa um único usuário associado a um provedor.@–> o símbolo arroba, em inglês, significa “at” (em algum lugar).endereço do provedor –> designa o endereço do provedor. Também é único.
Existem diferentes sites que oferecem o serviço de e-mail (provedores). Entre os gratuitos,alguns dos mais populares são:
Bol: http://www.bol.uol.com.br/Gmail: http://www.gmail.comHotmail: http://www.hotmail.comYahoo! Mail: http://br.yahoo.com/


Atividades práticas.





1) Use o e-mail e comunique-se com outras pessoas.envie e-mail
PRATIQUEAgora que você sabe como proceder para escrever mensagens e enviá-las, execute:* Abra o navegador de Internet,* acesse o provedor de sua conta de correio eletrônico.* digite seu nome de usuário e senha e clique em acessar.* Uma vez que a página de sua conta esteja na tela, procure o comando Escrever e-mail ou Novo e o sistema abrirá uma janela para que possa escrever.* Preencha os campos do destinatário, assunto, corpo da mensagem e clique em Enviarmensagem.* O tema é livre e os destinatários também. Aproveite para se apresentar, cumprimentar e contar suas expectativas em relação ao curso.

VEJA O VÍDEO ABAIXO E OBSERVE COMO É IMPORTANTE COMUNICAR-SE COM CLAREZA. AO ENVIAR SUAS MENSAGENS TORNE-AS CLARAS E OBJETIVAS. MUITAS VEZES MANDAR UM RECADO É UM PROBLEMA.
TÍTULO DO VÍDEO : PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃOhttp://www.youtube.com/watch?v=h_qNU4RwlvU

2)Após assistir o vídeo acima citado ,elaborar um texto respondendo as seguintes perguntas:

a) Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução
tecnológica em geral e com a informática em particular?

b) Essa evolução afeta nossa vida?

c) Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal?

d) Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet?

e) Por qual motivo?

f) Digitar e formatar o texto criado enviando-o à todos os participantes do curso.



2)Com tudo que você aprendeu nesta unidade produza um texto (mínimo uma página) sobre sua experiência ao navegar pela internet. Em seguida salve o texto em sua pasta , para ser transformado em documento PDF, que deverá ser publicado em seu blog em forma de link.
3) Agora que você já sabe fazer uma publicação com links, que tal criar um texto com hiperlinks. Pesquise sobre o assunto e edite seu texto. Esta atividade deverá ser publicada na pagina do Blog do NING, com o tema Links e hiperlinks

UNIDADE 4

UNIDADE 4
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA, FÓRUM DE DISCUSSÃO E NETIQUETA.

Nesta unidade daremos continuidade à discussão sobre os recursos tecnológicos para a comunicação e interação. Anteriormente conhecemos o e-mail e agora veremos, apresentadas outras ferramentas: fórum, chat e lista de discussão. Entre as três há uma diferença fundamental: o tempo de resposta.
O fórum :é um espaço de discussão no qual cada participante, em um certo momento, escreve a sua opinião, em forma de mensagem. Após serem enviadas, as mensagens ficam armazenadas e organizadas na ordem em que são recebidas no provedor de serviço.
No chat, as mensagens são apresentadas aos participantes em tempo real, como se fosse uma conversa tradicional, mas escrita na tela do computador.
Na lista de discussão: um grupo de pessoas é cadastrado em um provedor para receber as mensagens enviadas para essa lista.
Para utilizar essas ferramentas é preciso aprender a se comunicar de modo adequado e com bom senso, respeitando a chamada netiqueta. Conheceremos essas ferramentas e vamos refletir sobre sua validade no contexto da sala de aula. Desde agora, questione e busque formas pedagógicas de utilizar esses recursos com os alunos. Aproveite para navegar pelo espaço do NTM de Água Boa e descubra todas essas novidades.
http://ntmaguaboa.blogspot.com ou em http://ntmaguaboa.ning.com


Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:
* Utilizar ferramentas de comunicação.* Listar e distinguir as ferramentas de comunicação via Internet: bate-papo (chat), fórum, lista de discussão.* Refletir sobre as transformações que essas ferramentas de comunicação provocam na sala de aula e na interação professor/aluno.* Elaborar texto contendo as reflexões sobre as várias ferramentas de comunicação.* Elaborar proposta de utilização pedagógica das ferramentas aprendidas.* Conhecer procedimentos de segurança e etiqueta para comunicação na Internet.
Obeserve abaixo a representação de uma lista de discusão.Vamos experimentar uma discussão em um fórum?
Conversamos um pouco sobre o fórum e sobre como ele pode ser utilizado. Agora é hora de participar de uma discussão desse tipo.1. Pergunta1.1 – Primeira resposta1.2 – Outra resposta1.1.1 Resposta ao item 1.11.1.2 Resposta ao item 1.11.3 – Respondendo ao item 12. Nova Pergunta2.1 – Respondendo a nova pergunta


ATIVIDADE DE PESQUISA
Procure na Internet e registre informações sobre os fóruns de discussão. Você poderá encontrar informações sobre como eles funcionam e alguns fóruns sobre assuntos bastante interessantes.Caso não tenha acesso à Internet localize pessoas que participam de fóruns de discussão e procure levantar e registrar questões sobre a experiência delas e aproveite a oportunidade e faça uma pequena lista de assuntos para colocarmos no fórum deNTM de Água Boa . Grave o seu texto como arquivo e guarde na sua pasta de usuário.

Regras de etiqueta para a Internet: netiqueta.
O conceito de netiqueta pode ser compreendido, tomando o sentido da palavra ao pé-da-letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em atividade de grupo, na Internet, cada um deve sempre usar o bom senso ao entrar em contato com outras pessoas, de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.Algumas regras de bom comportamento na Internet foram estabelecidas e as pessoas devem comportar-se de forma apropriada quando estiverem utilizando as ferramentas de comunicação. Veja a lista abaixo:- Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado do computador.- Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros.- Seja claro, breve e objetivo.- Use um formato adequado.- Enderece corretamente sua mensagem.- Respeite direitos autorais (copyright).- Não divulgue propaganda pela rede.- Respeite a privacidade dos outros.- Fale, não GRITE! ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ IMAGINAR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO.- Sorria ; pisque ; chore &-(. Mas só com os amigos! Com seu chefe, nem pensar!Os emoticons (ou smileys) representam nosso estado de ânimo.- Participe quando tiver algo a dizer.- Responda as mensagens recebidas.- Não envie mensagens repetidas.- Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.- Se o conteúdo de sua mensagem for estritamente pessoal e particular, use o correio eletrônico para comunicar-se diretamente com seu interlocutor.- Quando mencionar outra mensagem, faça um breve resumo para reavivar a mensagemoriginal na memória do leitor. Pode copiar pequenos trechos, mas não a mensagemtoda.- Em listas de discussão, leia toda a discussão antes de enviar mensagem, pois alguémjá pode ter dito o que você quer dizer.


Atividades


1) Você já participou de alguma lista de discussão? Como pensa aproveitá-la para debater resultados de pesquisas sobre temas polêmicos, por exemplo? E para desenvolver sua publicação? Poderia utilizá-la para acompanhar o desenvolvimento dos planos de trabalho com sua turma, por exemplo? Que vantagens sua turma poderia ter em participar de uma lista de discussão com estudantes de outras escolas, cidades, países? E com outros professores?
Reflita sobre essas questões, e escreva um texto contando como você utilizaria todos esses recursos em sala de aula. E em que ponto você acredita que todos esses recursos lhe ajudaria em sua prática pedagógica? Em seguida salve seu texto em sua pasta para ser publicada em seu blog.


2) Com base em tudo que você aprendeu , é chegada a hora de colocar em prática.Pense em alguma atividade para desenvolver com seus alunos. Essa atividade deverá ser apresentada para a turma do curso.Registre sua atividade com fotos ou filmagem ,afim de comprovar a realização do mesmo. Você poderá aproveitar a atividade da unidade I.Atenção: a atividade deverá ser publicada na página do http://ntmaguaboa.ning.com e posteriormente em seu blog.

3) Treino de navegação:
converse com seus amigos , utilizando o chat do NING sobre o vídeo TICs na educação , que se encontra na tela do computador.E aproveite para conhecer o rede do NING participando do fórum e fazendo parte do grupo da net , para testar suas habilidades para que no próximo encontro possamos compartilhar nossos textos de publicação.

4) Chegou a hora de vocês decidirem o próximo tema da discussão que deverá ser publicada na página do NING, para que todos os colegas do curso tenha acesso. Essa atividade deverá ser publicada pela sua formadora.

UNIDADE 5

Unidade 5
ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS

Nesta unidade, vamos continuar explorando as ferramentas da Internet, bem como seus serviços, que nos auxiliam no nosso dia-a-dia e na nossa prática pedagógica. Quando se aprende a utilizar o computador, e a Internet, descortina-se um novo horizonte que nos permite aproveitar melhor os potenciais da tecnologia na execução de nossos trabalhos. Essas ferramentas disponibilizam uma série de funcionalidades, como trabalhos on-line, armazenamento em pastas, compartilhamento de documentos, postagem em blogs, elaboração colaborativa de textos com outras pessoas, entre outros.Então, trabalharemos em duas frentes:
1. Na primeira, você editará seus textos utilizando os vários recursos que o software oferece,tais como formatar parágrafos, espaçamento, tipo, tamanho e cor da fonte; introduzir marcadores e numeração; utilizar tabelas e gráficos; ilustrar idéias contidas nos textos a partir da inserção de figuras, fotos, desenhos, ícones, símbolos, que podem estar na Internet ou no computador.
2. Na segunda, você usará softwares on-line de processador de texto, editor de apresentações,editor de planilha eletrônica, bem como armazenará esses documentos e arquivos.Qual a vantagem disso? Poder acessar seus documentos de qualquer computador conectado à Internet, em qualquer lugar e hora, no momento em que desejar.

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática
• Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserir tabelas e gráficos, criar referências das fontes para imagens e citações retiradas de materiais de outros autores, salvar documentos e exportar documentos, como arquivos htm.• Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.) que utilizamos.• Enviar mensagens eletrônicas com anexos.• Utilizar o Google Documents.• Identificar outros serviços de editoração disponíveis na Internet.

ATIVIDADE 1
Para iniciarmos nosso trabalho, é necessário abrirmos (carregarmos) nosso editor de texto, e para isso basta seguir as seguintes etapas:1 – Na barra de atalhos escolha a opção INICIAR.2 – Escolha FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE.3 – Escolha EDITOR DE TEXTO BrOffice.org


ATIVIDADE 2
Vamos prosseguir, agora, para outras opções de formatação do texto: inserir uma tabela em seu texto e alterar sua aparência.Está pronto para começar? Então, vamos em frente!Na nova página que acabamos de criar, vamos construir juntos uma tabela.1.Selecione a opção Tabela na barra de comandos.2.Escolha a opção INSERIR.3. Escolha TABELA.


ATIVIDADE 3
Nesta atividade você vai criar uma tabela, aplicando tudo aquilo que você já aprendeuaté aqui. O tema é de sua livre escolha. Você pode, por exemplo, optar por:- criar uma tabela com a lista de livros , seus autores, editora,ano de edição (cada tópico em uma coluna); ou- Criar uma tabela com nome e notas de seus alunos, como um boletim; ou- elaborar uma tabela com um cronograma de suas atividades nos próximo três meses, mencionando a atividade, as datas de início e fim, os responsáveis, o materialde apoio, o local de realização (cada tópico em uma coluna).Depois de pronta, guarde sua tabela no seu portfólio, na pasta de usuário (criada em atividades anteriores).

ATIVIDADE 4

Faça uma reflexão sobre o curso; Introdução à Educação Digital, relatando a sua aprendizagem e as dificuldades durante a realização de todas as atividades .Utilize todos os recurso do Broffice, bem como as Tecnologias de informação e comunicação.( envie uma cópia de sua reflexão para sua formadora).não se esqueça de salvar seu texto e guarda-lo.



ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1
Pesquise sobre as ferramentas virtuais de comunicação: o que são e quais são?Não esqueça de que a Internet, revistas, livros e bibliotecas são ótimas fontes de pesquisa.Salve o resultado da sua pesquisa, como ferramentas virtuais, na sua pasta / Portifólio. Na unidade 7 (Criação de blogs), após aprender a criar seu blog, você também poderá publicar a sua pesquisa nesse espaço virtual.


ATIVIDADE A DISTÂNCIA 2
Agora é sua vez de experimentar. Escolha um dos sites de pesquisa indicados, naveguepor ele para conhecê-lo e pense numa atividade que gostaria de realizar com seus alunos ou em sua prática do dia-a-dia, utilizando esse site. Depois relate a experiênciaem seu blog, após estudar a unidade 7 (Criação de Blogs).Mais uma vez, reforçamos que procure o formador de curso caso não tenha acesso à Internet ou a computador. Contate seus colegas para realizar trabalhos em grupo, aqueles que possuem acesso à Internet e computador podem se reunir com grupos que não têm acesso.
O site Kartoo (http://www.kartoo.com.br) é uma ferramenta de pesquisa que ao invés de apresentar os links resultantes de uma busca na forma de listas, mostra os resultados em formato cartográfico, como os mapas conceituais. Mas você poderá escolher outros sites de sua preferencia.Cada esfera apresentada do mapa é um site encontrado e sua pertinência em relação ao tema é demarcada pelo tamanho destas esferas. Ao clicar nas esferas, carregamos uma página.

UNIDADE 6

UNIDADE 6
Nesta unidade focalizaremos as apresentações com slides, muito usadas em seminários,palestras, reuniões de trabalho e aulas, utilizando o software livre BrOffice Impress. Abordaremos alguns elementos básicos das apresentações e alguns efeitos que elas produzem sobre as pessoas quando projetadas numa tela na sala em que a atividade se realiza ou quando são visualizadas na tela de um computador.
Objetivos de aprendizagem desta Unidade .
* Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem.* Identificar características da linguagem visual que os softwares permitem aproveitar ao preparar apresentações.* Conhecer os recursos do site Slideshare.* Criar uma apresentação de slides usando um plano de trabalho e os recursos básicos do BrOffice Impress.* Transformar slides em panfletos, folhetos explicativos ou folhetos de eventos e em cartazes sobre um tema voltado para a escola em que atua.
O site SlideShare é um compartilhador de apresentações de slides. São aceitos uploads de diversos tipos de arquivos de apresentações como arquivos do PowerPoint (formatos PPT e PPS), OpenOffice (formato ODP) e arquivos PDF (um ou vários arquivos de uma só vez, desde que não ultrapassem 30 MB). As apresentações também podem ser inseridas em sites e blogs, de forma similar ao YouTube. Aliás, a interface dos dois serviços são bem parecidas. [fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082007/17082007-16.shl] Upload: transferência de dados de um computador local para um servidor. Fazer o upload de um arquivo é o ato de transferi-lo o arquivo do seu computador para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações].Para acessar o Slideshare você deve abrir o navegador da Internet e digitar o endereço: http://www.slideshare.net/

ATIVIDADE 1
Localizando apresentações na InternetEsta é uma atividade para você ampliar seu conhecimento sobre como preparar uma apresentação de slides. Propomos que comece com uma pesquisa no site do Slideshare, para localizar apresentações sobre um tema de seu interesse. Há uma série de passos em seqüência. Basta seguir as orientações, a seguir:* Escolha o assunto e selecione algumas palavras-chave que podem ajudar na localização de informações e de apresentações sobre ele. Lembre-se que vai utilizá-las como referência para sua própria apresentação e para outros materiais de divulgação de seu trabalho, por exemplo, cartaz, folheto explicativo, mural.* Na página inicial do Slideshare algumas apresentações estão em destaque, mas você pode buscar um assunto específico. Para isso existe um campo de busca para digitar o tema desejado.
PLANO DE PRODUÇÃO DE UMA APRESENTAÇÃO: orientações gerais
1º momento: de concepção e criação – planejar seu trabalho, em duas etapasa) defina o que, o porquê e elabore o conteúdo. Você já possui muita coisa organizada – é só recuperá-las das unidades anteriores do curso.* Defina seus objetivos, escolhendo os assuntos que podem ajudar a concretizá-los.* Comece com um texto de conteúdo: resgate todos os textos que estudou e os que já elaborou sobre o tema tecnologias e educação, que já vinha explorando sobre desde a Unidade 1. Como são muitas as idéias abordadas até agora, é preciso organizar o tema.* Use a estratégia da tempestade cerebral como técnica de exploração das idéias e a do mapa conceitualpara organizá-las segundo o objetivo do trabalho: para que servirá a apresentação? O que deseja comunicar? Para quem?
b) transforme o texto-base para a linguagem visual (depois poderá utilizar a linguagem sonora e audiovisual também): é o momento de fazer a passagem do texto escrito para o formato de slide, ou seja, de criação, onde suas características pessoais afloram e marcam o trabalho.
* Elabore um roteiro1, ou um resumo2 de no máximo seis linhas, definindo o que deve aparecer nos slides(texto, imagem, som etc), e em qual sequência. Depois poderá ampliá-lo, inserindo ou retirando slides;* Opcional: quem tem habilidades de desenho pode desenhar os slides utilizando a técnica do storyboard ou tirinha.
2º momento: de realização e criação – plano de produção, realizaçãoa) pré-produção ou preparação: é como um plano de produção, que reúne tudo que precisa para preparar os slides, texto, imagens fixas, sonoras, audiovisuais e software.b) digitação: é a hora de usar o software BrOffice Impress. Nem sempre os slides são preparados na ordem idealizada devido às dificuldades técnicas e imprevistos, os autores trabalham na seqüência possível e depois reordenam.c) pós-produção ou finalização: os slides são colocados em ordem, melhora-se o som, define-se a cor de fundo final e o layout do slide é retocado; verifica-se a fonte, tamanho e cor, os marcadores e a transição dos slides.d) gravação em arquivo, no portfólio, na sua pasta de usuário.
3º momento: de apresentação – uso em atividade concreta de prática pedagógicaUse o material produzido como planejou e reflita sobre o que ocorreu, as reações das pessoas, o que poderiater ficado melhor, como aperfeiçoar e assim por diante. Use o correio eletrônico, o fórum e a lista de discussão para a troca de idéias a respeito desse trabalho.
Abrindo o BrOffice Impress e criando uma apresentação
Para abrirmos o software de apresentações o procedimento é o mesmo que usamos para abrir o editor de texto.1- Clicamos no botão Iniciar na barra de atalhos.2- Escolha a opção Ferramenta de Produtividade.3- Escolha BrOffice Impress.
ATIVIDADE 2
Crie uma apresentação de slides usando o BrOffice Impress para enviar por mail para seus colegas do curso e para o mail de sua formadora Profª Marineide ou para o NTM de Água Boa.Nesta etapa você vai precisar revisar o seu plano de produção à luz das funcionalidades do BrOffice Impress. Utilize como referência as orientações e dicas apresentadas para que a apresentação seja um recurso útil, de apoio à explanação de um tema e não apenas um meio de evitar ter que escrever no quadro. Utilize os recursos que você selecionou para montar sua apresentação no Impress. Guarde o seu trabalho como arquivo no seu portfólio, na sua pasta de usuário. Esta apresentação será publicada em seu blog e nos sites do NTM.( use um de seus textos )
Atividade á distância
1) Monte um slides, sobre os recursos tecnologicos que tem em sua escola.Esse slides deve conter de no máximo 3 a 4 slides.( guarde em sua pasta).
2) Monte um terceiro slides com os textos que você desenvolveu ao longo do curso .( você poderá escolher 1 ou mais texto ).Essa apresentação deverá conter imagens.
Para colocar uma imagem na sua apresentação você tem duas opções: copiar e colar a imagem ou inseri-la.
* Para você copiar a imagem de alhum lugar , você deverá clicar com o botão direito do mause sobre o slide que está sendo editado e clicar com o botão esquerdo do mause sobre a opção COLAR .
3) Pense em questôes sobre os temas estudados para você criar uma enquete para os seus alunos e colegas do curso.( peça ajuda se necessário).postar no blog.

UNIDADE 7

UNIDADE 7

CRIAÇÃO DE BLOGS
Nesta unidade vamos trabalhar com blog. Esta ferramenta se tornou muito popular por não demandar conhecimentos de especialista em informática para sua criação e utilização, e porque seu uso e hospedagem são oferecidos gratuitamente em alguns sites. Ela permite que se publiquem textos on-line, com funcionalidades de edição, atualização e manutenção dos textos disponibilizados na rede, recursos que, para muitos, são responsáveis pelo seu sucesso e popularização. O blog tem sido amplamente empregado na condição de diários digitais, na publicação de notícias e de outros gêneros textuais. Dessa forma, os blogs e fotologs (diários de fotos na Web) permitem a qualquer pessoa, que se prontifique a mergulhar nos recursos oferecidos pela Internet, tornar-se um(a) autor(a).


Objetivos de aprendizagem desta Unidade
* Conhecer características dos blogs.* Criar um blog.* Visitar blogs de colegas e outras pessoas como repertório de possibilidades de escrita digital.* Refletir sobre o impacto dos blogs sobre a aprendizagem e a comunicação.* Utilizar blogs em atividades de prática pedagógica.

ATIVIDADE DE PESQUISA 1 – Conhecendo alguns blogs
Esta atividade visa ampliar seu repertório sobre os modelos e conteúdos abordados em blogs de outras pessoas, como base para construir o seu.1) Leia o texto de Paloma Cotes, Quer aprender? Crie um blog (disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html). O texto discorre sobre como alunos e professores estão usando os diários na Internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações.
2) Visites alguns dos blogs da lista abaixo. São blogs de escolas e de professores e sobre tecnologia:- Primeiro blog da escola – http://caicmariano.blogdrive.com- Primeiro blog com alunos – http://acelera2005.blogdrive.com- Blog colaborativo sobre a Copa do Mundo – http://copamundo.blogspot.com- Sites e dicas interessantes para professores – http://of2edu.blogspot.com- Blog da escola – http://caicmariano.blogspot.com- Blog do Centro de Referência Educacional – http://www.centrorefeducacional.com.br/informat.html- Professores –http://blogblogs.com.br/tag/professores -- Dinâmica Educativa :: Dinâmicas de Grupo – http://dinamicaeducativa.blogspot.com/feeds/posts/defaulthttp://dinamicaeducativa.blogspot.com/2007/12/dicas-de-trava-linguas.html- Alma de Educador – http://almadeeducador.blogspot.com/- Ciberespaço na escola – http://ciberespaconaescola.blogspot.com/- Edublogosfera – informa endereços de blogs – http://edublogosfera.blogspot.com/atom.xml- Nanotecnologia – http://viniciusgerva.blogspot.com/- Edesio.ueg – sobre tecnologia – http://ed.ueg.zip.net/- Yahoo! Busca Educação- http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2005/07/use_blogs_como.html- Informática Educativa – http://jmzimmer.blog.uol.com.br/- Lousa Digital – http://lousadigital.blogspot.com/- Conexão Blog / YouTube – http://e-educador.com/index.php/educa-nos-blogs-mainmenu-132- Efetividade.net – sobre apresentações de slides – http://www.efetividade.net/2008/02/27/
como-estar-preparado-para-sua-apresentacao-em-sala-de-aula/


3) Há inúmeros outros blogs. Utilize os sites de busca para localizá-los, utilizando palavras-chave de assuntos de seu interesse.

Atividade 1

Crie seu blog, orientando-se pelos passos a seguir:1- Entre no site do Gmail (http://www.gmail.com) e faça o login (digite nome de usuárioe senha e depois clique em acessar ).2- Na tela principal do seu e-mail, procure na parte superior uma lista de opções ( Blogger)
3- Adora é só seguir as etapas , para você criar seu blog e começar a usa-lo. As configurações do seu blog será feito juntamente com a turma. Boa Sorte.

ATIVIDADE 2
Registre no seu blog suas conclusões sobre “Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?”. Essa reflexão vem sendo elaborada, digitada e editada nas Unidades de Estudo e Prática anteriores. Publique também os textos que elaborou sobre esse e outros temas que tenham sido tratados. Não esqueça de citar a fonte de onde retirou trechos de textos de outros autores,fotos e imagens, fornecendo também os links de acesso para que os visitantes do seu blog conheçam as produções na íntegra.(Esses links será criado no google docs), só então deverão ser publicado em suas páginas.
Caso não tenha acesso à Internet, entre em contato com o formador do curso para que ele lhe ajude na realização da tarefa

Atividade á distância



1)Agora que você já tem o seu blog, crie um com sua turma e começe a trabalhar com seus alunos.Coloque em prática tudo o que aprendeu no curso.Aproveite a oportunidade e crie um blog para a sua escola registrar todas as atividades escolares. Boa Sorte!

UNIDADE 8

UNIDADE 8
COOPERAÇÃO E INTERAÇÃO EM REDE
Nesta unidade, vamos retomar um pouco as unidades 6 e 7, discorrendo mais sobre a importância da colaboração e interação na Web, incluindo o uso de blogs. Você irá aprender a inserir vídeos em suas apresentações de slide, com o objetivo de enriquecer seu trabalho. E, por fim, irá aprender algo totalmente novo, mas muito importante para publicar textos e outras produções na Internet: a transformação de seus trabalhos em página Web. Você vai continuar a elaborar seus próprios textos e apresentações, mas agora no formato html (linguagem utilizada para desenvolver páginas na web) e, assim, criar um site para apoiar sua ação como professor.


Objetivos de aprendizagem desta Unidade .
• Refletir sobre a relação entre tecnologias e seus reflexos sobre a aprendizagem.• Refletir sobre as possibilidades de interação e interatividade na rede mundial de computadores,colaborando na produção de documentos textuais.• Incorporar em documentos e apresentações de slides, vídeos de sites que prestam serviços de armazenamento.• Utilizar ferramentas do software BrOffice Impress para criar e publicar textos no formato html para Web.

ATIVIDADE 1
Nesta unidade, sua apresentação será cada vez mais incrementada, com os recursos avançados do BrOffice Impress e dos sites que socializam imagens na Internet.Visite o site do YouTube (www.youtube.com.br) para pesquisar por um vídeo interessante e incorporá-lo na sua apresentação de slides.

ATIVIDADE 2
Transformando sua apresentação em página Web. Nesta etapa, após terminar as suas escolhas de vídeo, você vai exportar, no BrOffice Impress, a sua apresentação para formato html. O html é o formato utilizado para a criação de páginas Web.
Crie uma pasta específica para este trabalho dentro da sua área de trabalho no BrOffice Impress, com o nome aula. Esta pasta será usada para salvar todos os arquivos exportados para o formato html.

PASSO A PASSO
1- Abra no BrOffice Impress, o arquivo html que corresponde à página na qual o vídeo deve ser reproduzido.Depois de aberta a página, observe que você está no BrOffice Writer/Web, isto é, você está em um ambiente de edição. Você poderá escrever, trocar as imagens, etc.2- Vá ao Youtube e visualize o vídeo desejado. você deve copiar o conteúdo da caixa Incorporar. Este texto é a referência do vídeo que você irá colocar na sua página html.
3- Volte no BrOffice Writer/Web para a página html que terá o vídeo incorporado. Com a página sendo exibida na tela, escreva uma chamada para o vídeo. Por exemplo: “Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo”. Feito isso selecione este texto;
4º Com o texto selecionado, clique no menu Exibir e em fonte html.
5- O código-fonte é exibido e o texto que selecionamos
6- Clique no disquete para salvar estas mudanças e feche o BrOffice Writer/Web.7- No navegador de Internet, abra o arquivo da página inicial. Nosso exemplo é aviação.html.8 . Agora divirta-se e crie seus slides muito mais sofisticado. Use e abuse da sua criatividade.
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