Sejam Bem vindos!




Atividade 1.4

Atividade 1.4


Tecnologia na minha escola

Faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias
são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.



O que fazer?

1.Levante quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vêm sendo utilizadas.
2.Organize estas informações usando o Impress (2 a 3 slides).
3.Salve o documento na sua pasta, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
Por exemplo: para esta atividade, realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será: ativ-4_helenams

Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação
e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar
(sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo
computador como uma letra comum.

4.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Minha escola”.
5.Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação no encontro presencial.

Atividade 1.3

Atividade 1.3



Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?
E com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?





Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:

“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)



Postando atividade



1. Para assistir à entrevista, basta acessar o vídeo pelo site: http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY
2.Entre no Fórum Educação e Tecnologia para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.

Atividade 2

Atividade 1.2












O que será que a tecnologia oferece de novo?

Será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?

Quais contribuições a tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos alunos?

E para o seu dia-a-dia como professor?









Registrando a própria reflexão



A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.







1.Acesse o item Diário de Bordo.

2.Selecione seu nome na listagem.

3.Escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo

Atividade I

Orientações para atividade 1




Olá pessoal!!!!! Vamos realmente refletir sobre a nossa prática!





Quem sou como professor e aprendiz?

Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo.

Nessa produção, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese, desenvolvendo um pequeno texto que poderá ser lido pelos colegas, e também poderá escolher dois ou três textos dos colegas para comentar.







Pontos para sua reflexão:

Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?

Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?

Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?

Ouço suas idéias?

Aprendo com os alunos?

Com os colegas?

Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?

Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?







Orientações para postagem:







1. Escreva o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras.



2. Salve o documento na sua pasta , atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.

Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo será: ativ-1_joaocarlosp







Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros

caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline,

underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.







3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Quem sou”.



4. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca, Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.



5. Entre no Fórum Conhecendo a turma para deixar um comentário para seu colega, destacando os aspectos presentes no texto que lhe chamaram mais atenção e explique por quê.







Parabéns por fazer parte desta Formação!!!!!

Sucesso nos estudos!!!!!

Unidade I