Sejam Bem vindos!




UNIDADE 4

UNIDADE 4
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA, FÓRUM DE DISCUSSÃO E NETIQUETA.

Nesta unidade daremos continuidade à discussão sobre os recursos tecnológicos para a comunicação e interação. Anteriormente conhecemos o e-mail e agora veremos, apresentadas outras ferramentas: fórum, chat e lista de discussão. Entre as três há uma diferença fundamental: o tempo de resposta.
O fórum :é um espaço de discussão no qual cada participante, em um certo momento, escreve a sua opinião, em forma de mensagem. Após serem enviadas, as mensagens ficam armazenadas e organizadas na ordem em que são recebidas no provedor de serviço.
No chat, as mensagens são apresentadas aos participantes em tempo real, como se fosse uma conversa tradicional, mas escrita na tela do computador.
Na lista de discussão: um grupo de pessoas é cadastrado em um provedor para receber as mensagens enviadas para essa lista.
Para utilizar essas ferramentas é preciso aprender a se comunicar de modo adequado e com bom senso, respeitando a chamada netiqueta. Conheceremos essas ferramentas e vamos refletir sobre sua validade no contexto da sala de aula. Desde agora, questione e busque formas pedagógicas de utilizar esses recursos com os alunos. Aproveite para navegar pelo espaço do NTM de Água Boa e descubra todas essas novidades.
http://ntmaguaboa.blogspot.com ou em http://ntmaguaboa.ning.com


Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:
* Utilizar ferramentas de comunicação.* Listar e distinguir as ferramentas de comunicação via Internet: bate-papo (chat), fórum, lista de discussão.* Refletir sobre as transformações que essas ferramentas de comunicação provocam na sala de aula e na interação professor/aluno.* Elaborar texto contendo as reflexões sobre as várias ferramentas de comunicação.* Elaborar proposta de utilização pedagógica das ferramentas aprendidas.* Conhecer procedimentos de segurança e etiqueta para comunicação na Internet.
Obeserve abaixo a representação de uma lista de discusão.Vamos experimentar uma discussão em um fórum?
Conversamos um pouco sobre o fórum e sobre como ele pode ser utilizado. Agora é hora de participar de uma discussão desse tipo.1. Pergunta1.1 – Primeira resposta1.2 – Outra resposta1.1.1 Resposta ao item 1.11.1.2 Resposta ao item 1.11.3 – Respondendo ao item 12. Nova Pergunta2.1 – Respondendo a nova pergunta


ATIVIDADE DE PESQUISA
Procure na Internet e registre informações sobre os fóruns de discussão. Você poderá encontrar informações sobre como eles funcionam e alguns fóruns sobre assuntos bastante interessantes.Caso não tenha acesso à Internet localize pessoas que participam de fóruns de discussão e procure levantar e registrar questões sobre a experiência delas e aproveite a oportunidade e faça uma pequena lista de assuntos para colocarmos no fórum deNTM de Água Boa . Grave o seu texto como arquivo e guarde na sua pasta de usuário.

Regras de etiqueta para a Internet: netiqueta.
O conceito de netiqueta pode ser compreendido, tomando o sentido da palavra ao pé-da-letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em atividade de grupo, na Internet, cada um deve sempre usar o bom senso ao entrar em contato com outras pessoas, de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.Algumas regras de bom comportamento na Internet foram estabelecidas e as pessoas devem comportar-se de forma apropriada quando estiverem utilizando as ferramentas de comunicação. Veja a lista abaixo:- Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado do computador.- Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros.- Seja claro, breve e objetivo.- Use um formato adequado.- Enderece corretamente sua mensagem.- Respeite direitos autorais (copyright).- Não divulgue propaganda pela rede.- Respeite a privacidade dos outros.- Fale, não GRITE! ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ IMAGINAR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO.- Sorria ; pisque ; chore &-(. Mas só com os amigos! Com seu chefe, nem pensar!Os emoticons (ou smileys) representam nosso estado de ânimo.- Participe quando tiver algo a dizer.- Responda as mensagens recebidas.- Não envie mensagens repetidas.- Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.- Se o conteúdo de sua mensagem for estritamente pessoal e particular, use o correio eletrônico para comunicar-se diretamente com seu interlocutor.- Quando mencionar outra mensagem, faça um breve resumo para reavivar a mensagemoriginal na memória do leitor. Pode copiar pequenos trechos, mas não a mensagemtoda.- Em listas de discussão, leia toda a discussão antes de enviar mensagem, pois alguémjá pode ter dito o que você quer dizer.


Atividades


1) Você já participou de alguma lista de discussão? Como pensa aproveitá-la para debater resultados de pesquisas sobre temas polêmicos, por exemplo? E para desenvolver sua publicação? Poderia utilizá-la para acompanhar o desenvolvimento dos planos de trabalho com sua turma, por exemplo? Que vantagens sua turma poderia ter em participar de uma lista de discussão com estudantes de outras escolas, cidades, países? E com outros professores?
Reflita sobre essas questões, e escreva um texto contando como você utilizaria todos esses recursos em sala de aula. E em que ponto você acredita que todos esses recursos lhe ajudaria em sua prática pedagógica? Em seguida salve seu texto em sua pasta para ser publicada em seu blog.


2) Com base em tudo que você aprendeu , é chegada a hora de colocar em prática.Pense em alguma atividade para desenvolver com seus alunos. Essa atividade deverá ser apresentada para a turma do curso.Registre sua atividade com fotos ou filmagem ,afim de comprovar a realização do mesmo. Você poderá aproveitar a atividade da unidade I.Atenção: a atividade deverá ser publicada na página do http://ntmaguaboa.ning.com e posteriormente em seu blog.

3) Treino de navegação:
converse com seus amigos , utilizando o chat do NING sobre o vídeo TICs na educação , que se encontra na tela do computador.E aproveite para conhecer o rede do NING participando do fórum e fazendo parte do grupo da net , para testar suas habilidades para que no próximo encontro possamos compartilhar nossos textos de publicação.

4) Chegou a hora de vocês decidirem o próximo tema da discussão que deverá ser publicada na página do NING, para que todos os colegas do curso tenha acesso. Essa atividade deverá ser publicada pela sua formadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário