Sejam Bem vindos!




UNIDADE 5

Unidade 5
ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS

Nesta unidade, vamos continuar explorando as ferramentas da Internet, bem como seus serviços, que nos auxiliam no nosso dia-a-dia e na nossa prática pedagógica. Quando se aprende a utilizar o computador, e a Internet, descortina-se um novo horizonte que nos permite aproveitar melhor os potenciais da tecnologia na execução de nossos trabalhos. Essas ferramentas disponibilizam uma série de funcionalidades, como trabalhos on-line, armazenamento em pastas, compartilhamento de documentos, postagem em blogs, elaboração colaborativa de textos com outras pessoas, entre outros.Então, trabalharemos em duas frentes:
1. Na primeira, você editará seus textos utilizando os vários recursos que o software oferece,tais como formatar parágrafos, espaçamento, tipo, tamanho e cor da fonte; introduzir marcadores e numeração; utilizar tabelas e gráficos; ilustrar idéias contidas nos textos a partir da inserção de figuras, fotos, desenhos, ícones, símbolos, que podem estar na Internet ou no computador.
2. Na segunda, você usará softwares on-line de processador de texto, editor de apresentações,editor de planilha eletrônica, bem como armazenará esses documentos e arquivos.Qual a vantagem disso? Poder acessar seus documentos de qualquer computador conectado à Internet, em qualquer lugar e hora, no momento em que desejar.

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática
• Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserir tabelas e gráficos, criar referências das fontes para imagens e citações retiradas de materiais de outros autores, salvar documentos e exportar documentos, como arquivos htm.• Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.) que utilizamos.• Enviar mensagens eletrônicas com anexos.• Utilizar o Google Documents.• Identificar outros serviços de editoração disponíveis na Internet.

ATIVIDADE 1
Para iniciarmos nosso trabalho, é necessário abrirmos (carregarmos) nosso editor de texto, e para isso basta seguir as seguintes etapas:1 – Na barra de atalhos escolha a opção INICIAR.2 – Escolha FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE.3 – Escolha EDITOR DE TEXTO BrOffice.org


ATIVIDADE 2
Vamos prosseguir, agora, para outras opções de formatação do texto: inserir uma tabela em seu texto e alterar sua aparência.Está pronto para começar? Então, vamos em frente!Na nova página que acabamos de criar, vamos construir juntos uma tabela.1.Selecione a opção Tabela na barra de comandos.2.Escolha a opção INSERIR.3. Escolha TABELA.


ATIVIDADE 3
Nesta atividade você vai criar uma tabela, aplicando tudo aquilo que você já aprendeuaté aqui. O tema é de sua livre escolha. Você pode, por exemplo, optar por:- criar uma tabela com a lista de livros , seus autores, editora,ano de edição (cada tópico em uma coluna); ou- Criar uma tabela com nome e notas de seus alunos, como um boletim; ou- elaborar uma tabela com um cronograma de suas atividades nos próximo três meses, mencionando a atividade, as datas de início e fim, os responsáveis, o materialde apoio, o local de realização (cada tópico em uma coluna).Depois de pronta, guarde sua tabela no seu portfólio, na pasta de usuário (criada em atividades anteriores).

ATIVIDADE 4

Faça uma reflexão sobre o curso; Introdução à Educação Digital, relatando a sua aprendizagem e as dificuldades durante a realização de todas as atividades .Utilize todos os recurso do Broffice, bem como as Tecnologias de informação e comunicação.( envie uma cópia de sua reflexão para sua formadora).não se esqueça de salvar seu texto e guarda-lo.



ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1
Pesquise sobre as ferramentas virtuais de comunicação: o que são e quais são?Não esqueça de que a Internet, revistas, livros e bibliotecas são ótimas fontes de pesquisa.Salve o resultado da sua pesquisa, como ferramentas virtuais, na sua pasta / Portifólio. Na unidade 7 (Criação de blogs), após aprender a criar seu blog, você também poderá publicar a sua pesquisa nesse espaço virtual.


ATIVIDADE A DISTÂNCIA 2
Agora é sua vez de experimentar. Escolha um dos sites de pesquisa indicados, naveguepor ele para conhecê-lo e pense numa atividade que gostaria de realizar com seus alunos ou em sua prática do dia-a-dia, utilizando esse site. Depois relate a experiênciaem seu blog, após estudar a unidade 7 (Criação de Blogs).Mais uma vez, reforçamos que procure o formador de curso caso não tenha acesso à Internet ou a computador. Contate seus colegas para realizar trabalhos em grupo, aqueles que possuem acesso à Internet e computador podem se reunir com grupos que não têm acesso.
O site Kartoo (http://www.kartoo.com.br) é uma ferramenta de pesquisa que ao invés de apresentar os links resultantes de uma busca na forma de listas, mostra os resultados em formato cartográfico, como os mapas conceituais. Mas você poderá escolher outros sites de sua preferencia.Cada esfera apresentada do mapa é um site encontrado e sua pertinência em relação ao tema é demarcada pelo tamanho destas esferas. Ao clicar nas esferas, carregamos uma página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário