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APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO
A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo. Essa nova versão do Programa, instituido pelo Decreto n º 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo e postula uma Integração e articulação de três componentes:a) a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à internet banda larga);b) a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);c) a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, Soluções e Sistemas de Informação nos disponibilizados pela SEED / MEC computadores Próprios, por meio do Portal do Professor, da TV / DVD escola etcNesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso Introdução à Educação Digital (40h) eo Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs (100h).O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente a:a) Promover uma inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;b) dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à Melhoria da Qualidade da Educação Básica.Esse Programa cumprirá suas Finalidades e objetivos em regime de Cooperação e uma colaboração entre União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Objetivos do Curso
Objetivo geralEste visto um curso CONTRIBUIR para uma inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motiva-los e prepará-los para uma Utilização significativa de recursos de computadores (Sistema Operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre O impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Objetivos específicos- Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional;
- Conhecer e JAF o Sistema Operacional Linux Educacional e outros softwares livres, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que POSSAM CONTRIBUIR para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;- Desenvolver habilidades NECESSÁRIAS ao manejo do computador e de programas possibilitem, que um Elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, uma comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa Produção de Informação, Cooperação e publicação de textos na Internet;- Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados sem Internet e computador.

VEJA O VÍDEO ABAIXO E ENTENDA MAIS SOBRE SOFTWARE LIVRE

Video sobre software livre produzido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (INTI)http://www.youtube.com/watch?v=IJrfcQq_eIw

Organização do curso e metodologia
Para organização deste Curso partimos da construção de um mapa conceitual sobre uma temática abordada. A nossa intenção é Oferecer uma visão global deste processo formativo.O mapa conceitual é uma Ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda uma sistematizar conceitos, suas relações e interfaces e por isso foi selecionada para favorecer uma visão sintética e ao mesmo tempo global do conteúdo do curso e suas várias facetas de tratamento. Os mapas conceituais são diagramas que Ajudam um compreender como as palavras-chave se relacionam entre si. Sua construção parte de uma tempestade de idéias sobre uma temática que, numa segunda fase, é estruturada em torno de palavras-chave, suas relações e ramificações.Ter uma visão global de início contribui positivamente para a aprendizagem ao funcionar como referência para o desenvolvimento das atividades e para a compreensão, para acompanhamento e avaliação do desempenho, pois evocar permite, organizar e representar graficamente o que se aprende.Utilizamos este mapa como um organizador prévio das idéias principais, secundárias e alguns aspectos complementares das relações entre elas, que Serão abordados neste curso.Esperamos que o Consulte ao longo das unidades de prática e estudo e que organizar mapas conceituais RELATIVOS ao que for estudado em cada uma delas, como estratégia de aprendizagem.
O Curso de Introdução à Educação Digital Possui uma carga horária de 40h.
O programa do curso está organizado em nove unidades de estudo e prática, São elas:curso está organizado em nove unidades de estudo e prática, São elas:* Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social •* Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e Segurança •* Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico •* Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, fórum e lista de discussão, • Netiqueta* Unidade 5: Elaboração e edição de textos •* Unidade 6: Apresentações para nossas aulas •* Unidade 7: Criação de blogs •* Unidade 8: Cooperação e interação em rede •
Sua proposta pedagógica está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:* Formação contextualizada significativa que busca envolver o Cursista na análise e solução de problemas / questões que fazem parte de sua vivência.* Promoção da autonomia do sujeito.* Interação na aprendizagem e construção do conhecimento.* Tecnologias como meio e não como fim.* Relação ação / reflexão / ação constante.* Ênfase na Aplicação prática no trabalho docente.
Estrutura e OrganizaçãoCada unidade prevê atividades de aprendizagem, Envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 4 horas semanais que pueden ser totalmente presenciais ou ser distribuídas em:* Encontros presenciais semanais de, no mínimo, 2 horas; e Estudo a distância, guiado pelas Unidades de prática e estudo, de 2 horas por semana, ou de acordo com o cronograma determidado pelo formador do curso.

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