Sejam Bem vindos!




UNIDADE 2

UNIDADE 2 – PARA POSTAR NO BLOG (REALIZAR À DISTÂNCIA)
NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA

Nesta unidade vamos navegar pela rede mundial de computadores. A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de páginas publicadas sobre os mais variados temas, organizadas em websites.É possível realizar pesquisas na Internet utilizando programas de navegação para localizarinformações e ferramentas de busca, que possibilitam refinar os resultados encontradossobre um determinado assunto. Se por um lado, a quantidade de informações disponível na Internet representa um enorme avanço na democratização de acesso, por outro, ela cria a necessidade de separar o que é de interesse, de qualidade e de confiança.

ASSISTA O VÍDEO COM DICAS, SUGERIDAS PELO PROFESSOR JOSÉ MANUEL MORAN DE BUSCA NA INTERNET.http://www.youtube.com/watch?v=-AgTZ-5Zfj4


Navegar na Internet é como andar por uma cidade. Os nomes das ruas e os números das residências das cidades são organizados para facilitar a localização dos endereços. Cada página (site) também tem seu endereço. Veja um exemplo: http://www.mec.gov.brhttp – é o protocolo de identificação e transferência de documentos na Internet;www – significa que o endereço está na World Wide Web;mec – é o domínio (nome registrado) do site;gov — é o código para sites de instituições governamentais;br – é o código para sites registrados no Brasil.OBS.: Os Estados Unidos organizaram a Internet. Por isso é o único país que não usa sigla identificadora em seus sites e endereços eletrônicos.

ATIVIDADE DE NAVEGAÇÃO 4


1) Clique no botão iniciar, existente no rodapé da tela. Em seguida, procure internet no menu que se abre e clique, um novo menu surgirá, procure o navegador Web Icewealsel. e digite o seguinte enderço. http://webeduc.mec.gov.br e de enter.
A tela que se abirá é do WebEduc, o portal de conteúdos educacionais do MEC. Agora é hora de você conhece-lo.
Já pensou que publicar textos na Internet pode ser uma via de mão dupla: os usuários de outros países também poderão ler os textos que produzirmos em língua portuguesa?O que pode fazer para que seus alunos tenham essa experiência? Esse desafio já vem sendo colocado desde a Unidade de Estudo e Prática 1.
Planeje sua publicação. Preveja objetivos. Escolha o tema, faça a pesquisa, elabore o texto, digite e edite o texto. Nas próximas unidades veremos como usar o correio eletrônico para a reflexão entre você e seus colegas, e a lista de discussão para a redação cooperativa final do texto. Depois é só publicar no blog que vai criar neste curso. Anime-se!





Boa Sorte com os estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário